Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Entenda de que forma o coaching pode te ajudar com a ansiedade

Entenda de que forma o coaching pode te ajudar com a ansiedade

Considerada um dos males do século XXI, a ansiedade pode ser considerada um distúrbio psíquico, com reflexos físicos e psicológicos. Os sintomas da doença variam em cada pessoa, de acordo com o grau e outros fatores, mas dentre os mais comuns estão a taquicardia (coração acelerado), falta de ar, insônia, ondas de calor, dificuldade de concentração, medo, inquietação, dificuldade para relaxar, tremores e angústia. Indicar esses sintomas não significa o diagnóstico de ansiedade, portanto, é importante procurar um profissional qualificado e de confiança para entender as causas dessas sensações e iniciar o tratamento indicado.

E o que causa esses sintomas? Primeiro, é essencial entender que o nosso cérebro está, a todo momento, analisando situações e ambientes em que estamos inseridos e identificando o que podemos considerar ameaças. A partir daí, uma série de reações são impulsionadas e doses extras dos hormônios adrenalina e cortisol são liberadas. Com isso, o nosso corpo entende que deverá agir a qualquer momento e fica em estado de alerta, dilatando os vasos sanguíneos e acelerando as batidas do coração, além de preparar os músculos. Sendo assim, o transtorno de ansiedade costuma apresentar essas manifestações em situações que não são, necessariamente, de risco.

A patologia tem afetado cada vez mais brasileiros com a agitada rotina de constante pressão e apreensão, seja na vida profissional ou pessoal. A ansiedade está associada a momentos de intensa tensão que limitam as pessoas, causam bloqueios emocionais – e também físicos – e dificuldade de cumprir compromissos e realizar tarefas das mais simples às mais complexas.

Para começar o tratamento adequado, é importante compreender qual o grau da ansiedade que o cliente apresenta. Ela pode estar relacionada tanto a um medo/fobia específica, quanto a uma situação de estresse pós-traumático ou até a uma obsessão urgente por realizar alguma ação julgada importante e necessária.

Como o coaching pode me ajudar no tratamento?

O coaching é uma ferramenta que busca alcançar resultados e metas desejáveis para atingir o desenvolvimento humano, profissional e interpessoal do indivíduo. Essa metodologia pode ser utilizada para ajudar no tratamento para ansiedade visto que faz o uso de técnicas eficazes para favorecer o entendimento de emoções e questões existenciais de forma prática.

O processo de autoconhecimento é muito importante para obter maior controle sobre sentimentos e ações. Sendo assim, o coach é o profissional que vai ajudar o cliente a entender seus pontos fracos e melhorá-los, bem como usar os pontos fortes a seu favor na hora de tomada de decisões e resolução de conflitos, por exemplo. Ter noção do seu próprio valor é essencial para evitar bloqueios em momentos importantes e afastar os sentimentos negativos.

O desenvolvimento da inteligência emocional ajuda a evitar a ansiedade no dia a dia. Durante o processo de coaching, o indivíduo pode ser capaz de recuperar a autoestima e autoconfiança. É disso que se trata a inteligência emocional: saber que pode superar os obstáculos e sentir-se seguro para isso, driblando a ansiedade e conseguindo lidar com os desafios com mais tranquilidade.

O coach vai ajudar o cliente a identificar quais os principais gatilhos das crises de ansiedade. Eles podem ser situações emocionais ligados à família, baixa autoestima ou ambientes de constante tensão, por exemplo. A partir daí, inicia-se o trabalho de ressignificação desses problemas, um novo olhar para essas situações, que ajuda a perceber que não é tão grave assim e é possível de resolver. Assim, o processo de busca de soluções é facilitado e os caminhos para atingir as metas são traçados.

Os exercícios durante as sessões de coaching são responsáveis pelo aumento da produtividade e sensação de bem estar dos indivíduos. Eles podem estar relacionados à hipnose consciente, reprogramação mental e outras formas de se analisar a mente e os sentimentos de forma objetiva. Seja qual for a técnica estabelecida, após a ajuda com a ansiedade, as relações interpessoais, consigo mesmo e com o trabalho têm maior aproveitamento e são harmoniosas e saudáveis. O desenvolvimento é, então, a principal palavra na vida de quem procura essa metodologia.

Outras mudanças podem ajudar

Além da terapia, existem outras alternativas que podem ser aliadas ao tratamento para ansiedade. Adotar mudanças no estilo de vida também é importante para superar a patologia e atingir o equilíbrio durante conflitos internos ou externos. Com isso, o indivíduo terá maior capacidade de determinar os rumos da própria vida, bem como alcançar metas e o bem estar pessoal e profissional.

Repensar hábitos é a chave do processo. Uma alimentação equilibrada – diminuindo o consumo de açúcar, café, álcool e nicotina, por exemplo – aliada a uma rotina de exercícios são algumas das dicas. Os exercícios físicos são muito importantes porque estimulam a produção de hormônios como endorfina, dopamina e serotonina que, quando liberados, promovem uma sensação de bem-estar. Além disso, as atividades ajudam a mente a se concentrar em algo diferente, que não a ansiedade.

Outra mudança muito importante está relacionada a noites de sono. Quando tranquilas, o indivíduo tem mais chances de um dia produtivo e com energia. Se o problema é a insônia constante, algumas dicas que podem ajudar a reeducar o corpo e a mente são: comer alimentos mais leves antes de dormir, criar uma rotina de horários, evitar luzes em excesso no quarto e ficar longe de televisão, celulares, computadores ou tablets pelo menos uma hora antes de dormir.

As mudanças de hábito são muito importantes, mas não dispensam o acompanhamento de um profissional qualificado! Elas são consideradas aliadas para o processo de tratamento da ansiedade. Sendo assim, busque ajuda profissional e, com muita dedicação, você conseguirá controlar a ansiedade.

Ficou curioso sobre as técnicas que podem ser usadas ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário! Está interessado (a) em saber como o coaching pode te ajudar com a ansiedade? Faça aqui seu agendamento e vamos começar. Com o tratamento correto, você vai alcançar o desenvolvimento pessoal e profissional com mais facilidade.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×