Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Saúde emocional e imunidade: qual a relação entre as duas e como encontrar o equilíbrio?

Saúde emocional e imunidade: qual a relação entre as duas e como encontrar o equilíbrio?

Você tem gripes e resfriados constantemente? Os engarrafamentos, tempo perdido em filas e sobrecarga do trabalho, irritabilidade e conflitos interpessoais fazem parte da sua rotina? Então está na hora da dar atenção à sua saúde emocional, pois esses fatores podem estar mais relacionados do que você imagina!

A mente funciona como uma grande central do nosso corpo. É nela que as decisões são tomadas e os padrões de comportamento são formados, sejam eles saudáveis ou não. Os hábitos de alimentação, sono e atividades físicas, por exemplo, só são possíveis graças à organização e planejamento mental.

Devido à pandemia do novo coronavírus esse fator começou a ser reconhecido como essencial para o bom funcionamento do organismo dos indivíduos. Além da preocupação em manter a imunidade alta e se proteger contra a Covid-19, a mudança no cotidiano evidenciou a necessidade de se criar uma rotina harmoniosa para que o corpo responda de forma positiva aos compromissos com produtividade e eficiência.

Mas foi só por volta dos anos 80 que os estudiosos perceberam que o organismo precisa do equilíbrio da saúde mental para funcionar corretamente. Todo o corpo está interligado e essa conexão faz com que um fator afete o outro, direta ou indiretamente. Assim, se a mente não está bem, as atividades orgânicas são prejudicadas, e vice-versa.

Os sistemas nervoso e endócrino, por exemplo, que são responsáveis pela liberação de hormônios e de reações, estão integrados às emoções que a mente transmite. Se o organismo entende que o indivíduo está em situação de perigo, o resultado é a produção de mais adrenalina e cortisol, o fígado libera mais glicose, o coração bate mais rápido e a pressão arterial aumenta, com o objetivo de enviar sangue com mais oxigênio para o corpo.

E quais são algumas das consequências dessas mudanças a longo prazo? Existem doenças que estão diretamente ligadas a emoções como o estresse excessivo, a hipertensão, o refluxo gástrico e até problemas intestinais – além do adoecimento mental, como depressão e ansiedade.

Isso acontece porque quando a saúde mental não está em equilíbrio, o organismo libera citocinas em excesso. Essas substâncias são responsáveis por promover a comunicação entre uma célula e outra e garantem o funcionamento do sistema imunológico, mas o desequilíbrio faz com que elas sejam menos ativadas.

É por esses motivos que as pessoas que não têm uma saúde mental e emocional saudável acabam mais suscetíveis a doenças. Como as substâncias que nos protegem contra vírus e bactérias são suprimidas depois de períodos de grande estresse e ansiedade, o organismo fica mais vulnerável.

Sinais do organismo de que você precisa cuidar da saúde emocional

Alguns dos sinais mais comuns que o corpo apresenta quando precisa de ajuda são dores de cabeça ou musculares, tensões, dores de barriga, ânsia de vômito e taquicardia. Porém, existem outros sintomas mais “mascarados” e que merecem a sua atenção para a sua saúde mental e física.

Você sabe até que ponto o estresse influencia o seu dia a dia? Ele é um dos fatores que afetam a imunidade, então é preciso controlar e acompanhar, para evitar o excesso. Se ele atrapalha a sua concentração para realizar tarefas e te impede de relaxar, preste atenção e mude os seus hábitos. Se pergunte: quanto tempo do meu dia eu perco por influência do estresse?

Quando você tem muitas obrigações, como se organiza? Cria uma lista de prioridades e mantém a calma ou não consegue se organizar e ter concentração? Quando esse sentimento é predominante na sua rotina, ele impede o seu corpo de descansar de forma saudável e, assim, o organismo não se prepara para o dia seguinte, acumulando cansaço e descontrolando a produção de hormônios e substâncias.

Além disso, se o corpo libera com muita frequência as substâncias e hormônios que “preparam” o indivíduo para fugir de uma situação de perigo, o sistema imunológico passa a ter menor reatividade, uma vez que aquela situação se torna o novo normal dentro do organismo.

A fadiga é outro sinal de que a sua saúde mental não está bem e sua imunidade pode ser prejudicada. Ela representa um cansaço excessivo e é um sintoma de que o corpo não teve o descanso necessário para se preparar para as atividades do dia seguinte. O organismo acaba, então, tendo que fazer um esforço maior do que o comum, e desgastando mais o físico e a mente.

Como encontrar o equilíbrio?

O controle emocional é a melhor forma de cuidar da saúde mental. Para conseguir atingir esse equilíbrio, o indivíduo precisa filtrar as informações que recebe e focar naquelas que são positivas. Além disso, ele precisa “programar” o cérebro para criar uma rotina de hábitos saudáveis. A Programação Neurolinguística (PNL) é uma metodologia que devolve esse controle para as pessoas e transforma seus comportamentos para uma vida mais harmoniosa.

As pessoas que buscam a PNL conseguem ter mais consciência sobre os próprios sentimentos e, assim, encontrar soluções para superar os obstáculos que aparecem na vida, em vez de focar nos problemas que eles podem causar. Essa é uma forma de fortalecer o sistema imunológico e ter um modo de vida mais saudável.

Tensões emocionais também podem ocorrer por causa de conflitos em relações interpessoais. Seja nos relacionamentos afetivos, familiares ou com amigos, as brigas aumentam os níveis de estresse e produção de substâncias no nosso corpo. Por isso, saber administrar e conduzir os conflitos é a melhor forma de evitar que a sua saúde emocional e física seja prejudicada.

A Comunicação Não Violenta permite que o diálogo conduza os conflitos de maneira harmoniosa e evita que o estresse seja um sentimento predominante diante dos relacionamentos. Assim, a metodologia é mais um facilitador que cuida da sua saúde emocional e física, evitando desgastes desnecessários.

Se a ansiedade tem sido um sentimento predominante nos seus dias – especialmente em tempos de pandemia e quarentena – e você não está conseguindo administrar sua rotina e hábitos, a Hipnoterapia é a melhor opção. Com ela, você vai conseguir criar padrões de comportamento mais saudáveis e diminuir a ansiedade, tendo uma postura mais positiva em relação à vida.

Quer saber mais dicas de como cuidar da sua saúde emocional e melhorar a imunidade por meio do poder da mente? Confira outros conteúdos no nosso blog e escolha a metodologia que mais atende às suas necessidades para transformar a vida e ter mais saúde, harmonia e equilíbrio.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×