Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Hipnoterapia para tratar a síndrome de burnout

 

Burnout. Você provavelmente já ouviu falar nessa palavra. Ela tem ganhado força nos últimos anos – principalmente durante a pandemia do coronavírus. Um problema que está cada vez mais popular, a síndrome de burnout – ou síndrome do esgotamento profissional – é um transtorno psíquico causado por causa de rotinas estressantes e extenuantes de trabalho.

 

No dia 1º de janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu a doença na Classificação Internacional de Doenças (CID). Isso significa que ela agora é considerada doença ocupacional e os profissionais contam com direitos trabalhistas e previdenciários assegurados no caso de adoecimento.

 

A síndrome de burnout vai além do estresse crônico mental: ela também é responsável pelo esgotamento físico e pode levar a doenças metabólicas. A doença se desenvolve principalmente em profissionais cuja carreira exige envolvimento pessoal e pressão constante, como nas áreas de saúde e educação e profissões como bombeiros, policiais e jornalistas.

 

A pressão acontece quando o profissional precisa entregar resultados muito difíceis de alcançar no trabalho e acaba se cobrando para dar conta de todas as tarefas. Quando não consegue, a frustração faz com que ele sinta que não tem capacidade suficiente para estar naquela posição, resultando em estresse e adoecimento. É muito importante lidar com o problema com ajuda profissional, de preferência quando os primeiros sintomas começarem a aparecer.

 

 

Principais sintomas da síndrome de burnout

Apesar de ser um tema atual e frequentemente debatido, muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto aos sintomas da doença. Afinal, até onde vai o limite do cansaço normal do trabalho e onde começa a síndrome de burnout? Confira alguns dos sinais que o seu corpo e sua mente dão e merecem atenção.

 

  • Exaustão
  • Esgotamento
  • Isolamento
  • Pessimismo constante
  • Desestímulo para o trabalho
  • Queda na produtividade profissional
  • Irritabilidade
  • Ansiedade
  • Depressão
  • Baixa autoestima
  • Dificuldade para sentir-se realizado (a)
  • Dificuldade para se concentrar
  • Lapsos de memória
  • Enxaquecas
  • Dores de cabeça
  • Palpitações
  • Pressão alta
  • Tensão muscular
  • Problemas de sono
  • Problemas com a alimentação
  • Resfriados e gripes constantes

 

Como você pode ver, são muitos os sinais que o corpo dá para indicar que algo não está certo. Claro, esses são sintomas que podemos ter depois de um dia cansativo de trabalho ou de uma noite mal dormida. Mas se esses sinais tornam-se constantes e cada vez mais duradouros, o cenário é outro.

 

A mente está em constante comunicação com o organismo e sinaliza quando existe alguma sobrecarga para que possamos nos cuidar e mudar hábitos. Assim, é necessário mudar padrões de comportamento e pensamento para ter uma vida mais saudável – tanto física quanto mental.

 

 

Consequências do burnout

É preciso entender que o burnout é mais do que uma doença que causa prejuízos na vida profissional. O transtorno leva a problemas que afetam os relacionamentos interpessoais, a vida familiar e até a vida sexual de um indivíduo, desequilibrando até seu modo de enxergar o futuro. Quando não se sente capaz de concluir suas tarefas e manter-se bem nas outras áreas da vida, o indivíduo também sofre com baixa autoestima e dificuldade para sentir-se realizado.

 

Isso acontece porque uma pessoa que sofre com sobrecarga no trabalho tem dificuldades para alinhar suas prioridades na vida e se cobra excessivamente para ter bons resultados em todas as áreas. Com isso, ela acaba se distanciando do que a faz bem e tendo dificuldades para comunicar o que sente e o que deseja.

 

Outras consequências do burnout a que você deve estar atento são problemas de saúde, como os gastrointestinais, dores de cabeça e crises de enxaqueca, e o consumo excessivo de álcool, cigarro e outras drogas para “amenizar” as crises de ansiedade e depressão, que podem resultar em vícios.

 

Tratamento da síndrome de burnout com hipnoterapia

Para tratar a síndrome de burnout, o primeiro passo é entender que ela existe e está afetando você. Por isso, a hipnoterapia é uma grande aliada nesse processo. Por meio do autoconhecimento, você consegue identificar quais são os padrões de comportamento prejudiciais na sua vida para mudá-los.

 

A principal forma de combater e tratar a síndrome do esgotamento profissional é buscando manter o equilíbrio entre carreira, família, lazer, vida social e atividades físicas. Só assim é possível atingir a plenitude e a harmonia.

 

Sendo assim, com a hipnose eu vou te ajudar a controlar os sintomas do burnout. Com mecanismos e técnicas mentais, você consegue superar toda a ansiedade que vem por causa das cobranças no trabalho – e que acabam atingindo a vida pessoal. Com a hipnoterapia, você define objetivos e entende que é capaz de atingi-los, sem precisar se esgotar por eles.

 

Além disso, para tratar a síndrome de burnout, o cliente precisa substituir hábitos. Dentre alguns que precisam ser adotados e se tornam padrões saudáveis de comportamento estão a inclusão de mais atividades de lazer com amigos, familiares e parceiro amoroso, sem sentir-se culpado por não estar trabalhando, prática regular de exercícios físicos, alimentação saudável e uma boa rotina do sono.

 

Todas essas práticas não são apenas padrões para superar o burnout. Eles vão além e se tornam o caminho para uma vida saudável, plena e equilibrada. São hábitos para alcançar a plenitude e o sucesso, seja na vida profissional ou pessoal.

 

Moshé Bergel

Moshé é especializado em coaching americano e europeu, também tem formação em Programação Neuro Linguística (PNL), Terapia da Linha do Tempo e Constelação Familiar.

 

Suas formações o levaram à hipnose.

Um assunto controverso, cercado de visões distorcidas, esotéricas e até preconceituosas, mas que se trata da mais pura ciência. 

 

A hipnose é usada como uma ferramenta terapêutica há muitos anos, décadas, tanto no Brasil como em outros países importantes, como os EUA, e é reconhecida como um tratamento alternativo eficaz para lidar com diversas desordens psíquicas.

 

E mais: a hipnoterapia fornece resultados mais rápidos e eficientes que a abordagem psicanalítica tradicional, pois acessa de forma mais direta e profunda o subconsciente das pessoas, permitindo intervenções assertivas e profundas, resultando em mudanças nos padrões emocionais e comportamentais

 

Para mais informações, entre em contato: (11) 98760-5121 / (11) 4673-3819 / [email protected]

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×