Conheça as vantagens de uma terapia baseada na PNL

Conheça as vantagens de uma terapia baseada na PNL

Muitas pessoas já ouviram falar em Programação Neurolinguística. No entanto, nem todas conhecem o poder terapêutico que ela possui. Muitas vezes, isso acontece porque essas pessoas se baseiam apenas no conhecimento que elas possuem da PNL — que quase sempre é parcial.

Neste artigo, vamos apresentar as vantagens de uma terapia baseada na PNL e mostrar que ela não tem nada de superficial. Vamos fazer com que você compreenda que a Programação Neurolinguística não é usada apenas para persuasão e vendas, mas também como terapia, por meio de um vasto acervo de ferramentas que possibilitam intervenções de diversas naturezas na mente e na estrutura de personalidade do indivíduo.

Entendendo a mente humana

A mente do ser humano é composta por mente consciente e inconsciente. A primeira é racional, lógica e temporal, ou seja, ela distingue de forma clara presente, passado e futuro.

Já a segunda, é atemporal, ou seja, não distingue as noções de tempo. Isso quer dizer que acontecimentos do passado e do futuros estão vivos, como se estivessem acontecendo agora.

Além disso, ela é irracional, ou seja, não funciona com base na linguagem da razão. É como uma criança que não entende argumentos lógicos. Ela tem sua própria maneira de entender e dar significado às coisas.

Um bom exemplo que podemos citar são os traumas e as fobias. Eles são reações exacerbadas — e sensoriais — diante de determinados problemas. Na compreensão da PNL, o trauma foi instalado na mente inconsciente em alguma época e continua exercendo o mesmo conjunto de reações por tempo indeterminado, quando exposta a situações que de acordo com sua próprias compreensão são “parecidos o suficiente” com a situação originária.

A mente inconsciente compreende que ainda deve acionar os mesmos mecanismos que um dia, em algum lugar do passado, lhe fizeram sentido, dentro dos recursos a que ela dispunha na época.

É por esta razão que é tão difícil vencer dificuldades emocionais — como fobias e traumas —, apenas com argumentos lógicos, que é a linguagem da mente consciente e não da inconsciente.

Falar para uma pessoa que tem medo de barata ou de elevador, por exemplo, que não há motivo lógico para uma reação exacerbada provavelmente terá poucas chances de eficácia na superação do trauma.

Vantagens da terapia baseada na PNL

A PNL atua nos vários aspectos da psique humana, conhecidos como níveis neurológicos: comportamento, capacidades e emoções, crenças e identidade.

Não importa qual limitação a pessoa possua, em qual nível essa limitação está e nem quão antiga ela é. A PNL possui técnicas ricas para trabalhar em qualquer um desses níveis de maneira objetiva, certeira e profunda, desde que conduzida por um profissional capacitado e atento.

A solução para traumas, fobias, timidez, insegurança e outros tipos de limitações — emocionais e comportamentais — é a reprogramação mental. A PNL possui ferramentas eficazes que vão fazer uma intervenção diretamente a nível inconsciente. Ferramentas essas capazes de remover bloqueios e promover mudanças comportamentais e emocionais de forma assertiva e rápida.

A maior parte dessas intervenções é feita por meio de técnicas hipnóticas. Porém, a hipnose utilizada nesse processo não é aquela em que o indivíduo perde a consciência. Trata-se da Hipnose Ericksoniana — também conhecida como hipnose consciente. Neste caso, o indivíduo acessa o inconsciente de forma consciente e em nenhum momento perde a consciência.

Os resultados da terapia baseada na Programação Neurolinguística são objetivos, palpáveis, profundos e rápidos. Isso quer dizer que em poucas sessões, é possível identificar mudanças comportamentais, significativas e transformadoras.

Quer aprender as melhores técnicas para praticar em casa com seus filhos? Para saber mais, é só clicar aqui.

Se você acabou de ler este texto e quer saber mais sobre a terapia baseada na PNL, entre em contato e agende uma sessão experimental gratuita. Nela, você vai compreender como as ferramentas da Programação Neurolinguística atuam e como podem ajudá-lo, seja qual for o problema emocional ou comportamental que esteja vivenciando.


Moshé Bergel é formado em coaching pela International Coach Federation (ICF). Treina indivíduos e equipes, na sua maioria pessoas que querem obter sucesso na carreira e ter uma vida feliz. Seus serviços estão cheios de recursos e ele quer ajudá-lo a alcançar seus objetivos de negócios e de vida. Saiba mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *