Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

A importância de regular o sono durante a quarentena e dicas de como conseguir

hipnose clínica preço

O contexto de pandemia do coronavírus envolvendo quarentena e isolamento social é mais difícil do que poderíamos imaginar. A nossa rotina é completamente alterada: desde os hábitos de atividades durante o dia, horários para realizá-las até a forma como pensamos e nos comportamos.

Essas mudanças, aliadas ao estresse excessivo causado pela preocupação com a Covid-19 e ao sedentarismo, podem potencializar a ansiedade e provocar alterações na qualidade do sono. Sintomas de sonolência ao longo do dia e insônia são alguns dos sinais de que você precisa regular o seu sono durante esse período.

Um levantamento divulgado pelo ICTQ – Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade – e realizado com consultoria IQVIA, mostra que só no estado do Espírito Santo, as vendas de medicamentos contra a insônia cresceram em 40% nos primeiros meses do ano. No Rio de Janeiro, os ansiolíticos – que podem ser administrados tanto para insônia quanto para estresse e ansiedade – tiveram uma alta de 15% nas drogarias somente em maio.

Mas por que essa regulação é tão importante? O sono é um dos principais responsáveis por melhorar os níveis de humor, garantir qualidade de vida e equilibrar o sistema imunológico – que é fundamental em um momento como esse. Você sabe por que isso acontece? É que quando o indivíduo dorme o suficiente para descansar o corpo, o organismo funciona melhor e, assim, fica menos suscetível às doenças, como as cardiovasculares, por exemplo, que precisam que o corpo esteja em fragilidade.

O relógio biológico encontra formas para se adaptar à nova realidade de cada um, mas essa adaptação pode ser lenta e o processo leva às noites de insônia e sonolência durante o dia. Por isso, é preciso encontrar alternativas que te ajudem a harmonizar a nova rotina imposta pela quarentena e garantir, assim, mais saúde física e mental. Quer saber como você pode fazer isso? Confira 5 dicas aqui.

  1. Rotina do sono

Como o nome já diz, o que chamamos de relógio biológico funciona com regras de horários. Isso significa que o nosso organismo tenta encontrar os horários mais propícios para que o corpo se alimente, descanse, seja produtivo, se divirta, entre outros. Por isso, a primeira dica para melhorar a qualidade do seu sono durante essa quarentena é estabelecer horários para dormir e respeitá-los.

Dessa forma, procure se organizar para dormir e acordar nos mesmos horários – você pode estabelecer de acordo com a hora que costumava trabalhar no escritório. Mesmo estando em home office, é importante criar esse hábito. Está difícil dormir cedo? Se esforce para criar um ambiente propício para o sono. Além disso, evite acordar e ficar deitado por muito tempo, prolongando o descanso e procrastinando as atividades. Os cochilos durante o dia podem ser uma boa opção, desde que não sejam muito longos, para você não perder o sono à noite.

  1. Procure o sol

A luz do sol é um fator muito importante para o funcionamento do nosso organismo. Além de proporcionar um equilíbrio dos níveis de vitamina D no corpo, ela pode ser responsável também pela regulação do sono. Assim, a segunda dica é: procure a luz do dia ao acordar. Ficar um tempo no cômodo da sua casa onde o sol tem maior incidência durante a manhã vai te ajudar a ajustar o ritmo do relógio biológico e também melhorar o seu humor, aumentando até a produtividade.

  1. Negatividade? Tente afastar

Você sabia que a negatividade também afeta diretamente o seu sono? Isso acontece porque a sua mente acaba se concentrando nos problemas e dificulta o relaxamento. Dessa forma, a nossa terceira dica é tentar afastar esses pensamentos e focar na positividade. A Hipnoterapia é uma forma de treinar o seu cérebro para focar nos aspectos positivos do dia a dia e tentar harmonizar corpo e mente.

Claro que a preocupação é normal, principalmente durante esse período, então, se for difícil afastar a negatividade, estabeleça um tempo – bem antes de dormir – para se permitir pensar nos problemas e em como pode resolvê-los. Escreva suas tensões em um papel e as analise, procurando soluções. Dessa forma, você vai conseguir liberar a mente antes da rotina do sono e regular o seu relógio biológico.

  1. Trocar de roupa

Se você faz parte do percentual da população que está passando o dia inteiro de pijama, saiba que esse é um hábito negativo e que contribui para a desregulação do seu sono. Nós entendemos que o home office e as aulas em casa são propostas que permitem mais comodidade e conforto, mas o seu corpo precisa “entender” que está acordado. Por isso, ao acordar tente seguir a rotina a que estava acostumado e tire o pijama antes de começar as atividades do dia. Essa é uma forma de garantir mais produtividade, concentração e evitar a procrastinação.

  1. Não force o sono

Deitou e não conseguiu dormir? Não se esforce muito. Se o sono não chegar em cerca de 30 ou 40 minutos, não se force a dormir porque essa situação pode gerar mais ansiedade e tensão, sendo propícia para a insônia. Em vez disso, levante e vá fazer alguma atividade relaxante como ler um livro ou ouvir alguma música que te tranquilize. Dessa forma, você vai saber o momento ideal em que seu corpo estará preparado para o sono.

Além dessas dicas, você pode conferir outras aqui sobre como ter uma rotina matinal mais produtiva. A Hipnoterapia é uma importante aliada nesse processo pois, além de ajudar você com exercícios de concentração e relaxamento, ela é uma metodologia que molda a mente para criar hábitos e rotinas mais saudáveis e harmoniosas.

Quer marcar uma sessão? Clique aqui e faça o seu agendamento! Devido à pandemia e para evitar mais contágio, estamos dando preferência para as sessões de Hipnoterapia online, em prol da segurança de todos. Venha conhecer o poder da sua mente de proporcionar uma vida mais equilibrada e saudável e garantir também o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×