Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Entenda como a constelação familiar pode melhorar a vida a dois

hipnose clinica sp

“As grandes palavras surgem do silêncio. Precisam de tempo até que fiquem maduras e caiam da árvore do conhecimento como fruta madura. São palavras que surgem da compreensão”. Essa é uma frase do filósofo alemão Bert Hellinger, principal desenvolvedor do método da constelação familiar em meados do século XX.

Na sentença, o estudioso deixa clara a importância de um dos princípios fundamentais da técnica: a comunicação. Em um relacionamento, isso significa que é importante entender o outro e construir o diálogo para uma relação saudável. E essa troca pode ser feita através da terapia para casais, com o uso de diferentes abordagens. Hoje vamos entender como a constelação familiar pode ajudar nesse processo.

Muitos casais buscam a terapia como uma forma de superar alguma crise e conflitos na relação, já que eles acontecem com frequência quando os parceiros estão em desacordo sobre alguma decisão relevante. Essa reconciliação é um passo muito importante para o bem estar individual e coletivo dos cônjuges, bem como a harmonia em casa, com os filhos e outros parentes. Campos como o profissional e educacional também são afetados.

Com o coaching aliado à constelação familiar, o profissional vai buscar entender como a origem desses problemas pode ter vínculo a questões emocionais mal resolvidas e ligadas à família de cada um. Isso se dá porque a metodologia é um tipo de terapia que analisa como bloqueios chegaram até o indivíduo – já que muitas vezes eles são um reflexo inconsciente de acontecimentos marcantes dos seus antepassados.

Por exemplo, se os conflitos forem resultado de ciúmes entre os dois, a solução é entender de onde vem aquele sentimento, ao invés de focar no porquê ou o que está causando aquilo. Muitas vezes, a família de um dos parceiros tem histórico de traições ou de relacionamentos muito marcantes e, por isso, existe uma certa insegurança da parte dele.

Os atritos constantes também afetam a comunicação do casal e é durante o coaching que o diálogo será estimulado como uma das principais soluções para outros problemas que surgem na vida a dois. É preciso que se entenda o outro, ouvindo-o e transmitindo sua opinião de forma objetiva, clara e pacífica.

O coach tem papel primordial durante o processo: é ele quem vai guiar seus clientes a se descobrirem durante as sessões, que podem ser individuais ou coletivas. Uma das primeiras iniciativas é entender qual das três leis da constelação está em desequilíbrio.

Vamos explicar um pouco de cada uma delas:

  • Lei do Pertencimento: trata-se da necessidade de pertencer a algum grupo. Essa lei pode ser quebrada quando, por exemplo, um membro da equipe tem alguma atitude considerada inaceitável pelos outros e é, assim, excluído do convívio. Isso pode ocasionar a “Dor do Excluído” e desencadear em vários problemas emocionais e relacionais.
  • Lei da Hierarquia: essa reconhece a função e posição que cada pessoa ocupa no sistema e o devido respeito que deve ser dado a ela. Quando não está em harmonia, o indivíduo pode apresentar casos de ansiedade, depressão, entre outros, causados pelo peso de uma responsabilidade que, teoricamente, não deveria ser sua.
  • Lei do Equilíbrio: por fim, essa lei tem como objetivo balancear o fluxo de sentimentos partilhados. Sendo assim, ela ressalta a importância da reciprocidade entre o dar e o receber afeto. Quando não “cumprida”, o indivíduo pode se tornar dependente do parceiro ou até sentir-se culpado, acarretando problemas no relacionamento.

Você pode gostar de ler:

Depois de analisar qual lei está em desarmonia entre o casal, é importante que o coach ajude os dois a entender que esse problema não é questão de opinião e deve ser solucionado. É a partir daí que os cônjuges desenvolvem a capacidade de sair ou  distanciar-se dos estereótipos do relacionamento e olhar seus conflitos como um conjunto de situações que vieram antes mesmo deles se conhecerem.

A constelação familiar pode ser realizada individualmente ou em grupo. Durante as sessões, os membros da família são representados – por pessoas ou objetos, por exemplo – para facilitar a visualização das situações pelo coach e também pelo indivíduo. A ideia é que o casal possa ver, de forma mais dinâmica e objetiva, o que está acontecendo e qual a melhor maneira de lidar com aquilo. Atingir um equilíbrio é a principal finalidade desse processo.

Quais são os benefícios da constelação familiar na terapia para casais?

Dentre os benefícios da constelação familiar para casais está, principalmente, enxergar a situação por outros pontos de vista. Dessa forma, durante o coaching, o parceiro vai ter mais facilidade de entender o comportamento do outro e ajudá-lo a mudar padrões negativos, bem como aceitar o motivo pelo qual muitos deles acontecem e, principalmente, intervir nas situações de origem de maneira a alterar as manifestações emocionais e comportamentais no presente.

O casal também passa a ver o outro além dos defeitos dele. Dessa forma, a constelação familiar é uma metodologia que ajuda a conciliação através do que é bom em cada um de maneira que as qualidades se complementem. Dados esses passos, os cônjuges aprendem a adaptar tudo o que receberam de cada família, transformar e criar novos hábitos, valores e formas de comportamento para sua família.

Sendo assim, é importante que os dois entendam a necessidade de valorizar suas famílias, e não desvincular-se dela por completo. É ela a base do que entendemos como certo ou errado, pois é em nossos parentes que encontramos os primeiros grupos sociais que convivemos e aprendemos o valor de viver em sociedade para alcançar a felicidade.

Assim como é dito na frase do início do artigo: a compreensão é a chave para um relacionamento saudável. E ela se dá de forma correta e harmoniosa a partir da comunicação e do conhecimento de si mesmo e do outro.

Ficou interessado(a) na terapia para casais com a constelação familiar para mudar padrões de comportamentos? Faça aqui seu agendamento e vamos começar. Você pode ter mais controle sobre a vida a dois e melhorar na hora de tomar decisões! O coaching aliado à constelação familiar vai ajudar não só a vida a dois, como também o relacionamento com os filhos e melhorar a harmonia no ambiente doméstico.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×