Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Hipnoterapia para depressão: entenda como funciona e as principais vantagens

Hipnoterapia para depressão: entenda como funciona e as principais vantagens

A hipnoterapia é uma metodologia que tem sido cada vez mais difundida no país. A prática foi incluída, pelo Ministério da Saúde, na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do SUS. Isso significa que sua eficácia foi reconhecida como um dos principais meios de tratamentos de doenças e condições limitantes na vida dos indivíduos.

Um dos problemas que pode ser tratado por meio da hipnoterapia é a depressão. Pesquisas apontam que já são mais de 11 milhões de brasileiros afetados pela doença e chama a atenção para o tratamento correto. Os principais benefícios da hipnose durante esse processo são a profundidade, segurança, eficiência e rapidez nos resultados. Isso significa que com poucas sessões já é possível notar alguma melhora no quadro do paciente.

Você pode gostar de ler:

A depressão

O distúrbio pode afetar qualquer indivíduo, independente de idade, gênero ou classe social. A depressão afeta a vida de quem sofre, limitando as atividades rotineiras e também o desempenho nos relacionamentos e na vida profissional – ou nos estudos. Dentre os principais sintomas que a doença manifesta, estão:

  • Baixa autoestima
  • Isolamento
  • Apatia
  • Tristeza excessiva
  • Problemas de apetite
  • Problemas de sono
  • Fadiga
  • Ansiedade
  • Dificuldades de concentração
  • Perda de memória
  • Baixa imunidade
  • Angústia
  • Estresse

A depressão é uma doença que altera alguns neurotransmissores no cérebro. Isso significa que alguns componentes químicos como serotonina, noradrenalina e dopamina – responsáveis pelas sensações de felicidade e bem-estar – estão sendo menos estimulados. Dessa forma, é importante que o distúrbio seja tratado para que, assim, o indivíduo possa ter uma vida mais harmoniosa e plena.

A Hipnoterapia

A técnica da hipnoterapia busca ajudar no tratamento da depressão a partir da identificação das causas do distúrbio. O autoconhecimento é uma das principais ferramentas usadas durante as sessões. A identificação dos problemas é o primeiro passo para reprogramar a mente e fazer com que aquela memória não seja tão negativa.

Isso significa que os pensamentos e comportamentos provocados por essa lembrança também serão alterados e transformados em algo positivo. Essa é uma forma de superar os bloqueios provocados pelas experiências traumáticas.

A hipnoterapia também trabalha o foco para as qualidades do indivíduo. O profissional o ajuda a desenvolver as habilidades necessárias para ter o controle da situação e sobre suas emoções e ações. Com isso, alguns sintomas da depressão como ansiedade, angústia e isolamento vão sendo superados.

O relaxamento durante a hipnose é essencial para promover o bem-estar do indivíduo, diminuindo o estresse e outras cargas emocionais pesadas. As sessões configuram o momento em que ele pára e foca apenas em si mesmo, deixando de lado, por um tempo, os prazos de atividades no trabalho, horários de compromissos e problemas do dia-a-dia.

Por meio das técnicas da hipnoterapia, o indivíduo também desenvolve a autoconfiança e segurança necessárias para garantir melhora nos relacionamentos interpessoais, seja no ambiente de trabalha, em eventos sociais ou até mesmo na própria família. Com isso, sintomas da depressão como isolamento passam a ser superados.

Como funciona

Antes de começar a hipnose, o profissional precisa passar pela fase de anamnese. Esse processo é para o conhecimento do paciente, da sua história de vida, papéis social e familiar, crenças e valores que constituem sua identidade. Apenas depois disso é que a hipnose acontece.

O hipnoterapeuta induz o paciente para um estado de transe, onde o subconsciente possa ser acessado e analisado. Esse estágio acontece entre o sono e a vigília. Através do relaxamento, o indivíduo consegue chegar a esse estado de forma consciente – onde ele lembra de tudo após a sessão – e, por meio da concentração, começa a identificar a origem da depressão.

Assim, experiências traumáticas e eventos que tiveram um impacto negativo na vida do indivíduo passam a ser relembrados, neutralizados e, então, ressignificados. Dessa forma, a hipnoterapia vai, através das sessões, devolvendo o equilíbrio, bem estar e confiança, identificando melhor os sentimentos e comportamentos negativos e reprogramando a mente para desenvolver emoções e ações positivas.

A hipnoterapia como prevenção

A metodologia também pode ser utilizada para prevenir casos de depressão. Isso acontece porque ela é responsável pelo desenvolvimento de técnicas e habilidades  capazes de ajudar o indivíduo a controlar pensamentos e comportamentos, mantendo, assim, só o que for positivo e o impulsione a evoluir.

Para a prevenção de outros casos de depressão, é importante também entender o transtorno depressivo – isso pode ajudar familiares e amigos que estejam passando pela doença ou apresentem sinais que podem se agravar e vir a se tornar a depressão. Assim, além de buscar informação sobre a doença, o indivíduo deve oferecer apoio e incentivar o outro a procurar a ajuda profissional necessária para evitar, tratar a doença ou evitar que ela e agrave.

O profissional

Para garantir a eficácia da hipnoterapia, é importante que o hipnoterapeuta seja um profissional qualificado e com experiência na área. Com isso, o indivíduo vai confiar nas técnicas aplicadas durante as sessões e, assim, permitir que o subconsciente seja explorado e analisado de forma adequada.

Moshé Bergel é um profissional que tem formação internacional na área pela NGH (escola internacional mais antiga do mundo) e pela Tess (formação mais completa do Brasil em hipnoterapia). Isso garante que ele possa ajudar você de maneira ampla, a fim de devolver equilíbrio, conforto e harmonia para a sua vida.

Além disso, ele é capacitado para aplicar outras metodologias que, aliadas à hipnoterapia, podem trazer resultados benéficos e ainda mais acelerados no tratamento para a depressão. Algumas das ferramentas que Moshé Bergel tem experiência são PNL, Terapia da Linha do Tempo, Constelação Familiar e Coaching tanto no estilo americano quanto europeu. Esse conhecimento completo é essencial para garantir um atendimento de qualidade e de confiança para o cliente.

Se você tem interesse em usar a hipnoterapia como metodologia para ajudar no tratamento da depressão, faça o seu agendamento. A ferramenta é completamente segura e vai te ajudar a buscar no interior as forças e habilidade necessárias para vencer os obstáculos e barreiras da vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Com a hipnoterapia, você vai encontrar o sucesso, plenitude, equilíbrio e felicidade que necessita.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×