12 Dicas para reduzir o estresse e ansiedade no seu dia a dia!

reduzir o estresse

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse atinge cerca de 90% da população mundial. Infelizmente, essas pessoas sofrem com as consequências de um mal que afeta a vida pessoal, profissional e social, levando a sérios problemas de saúde.

Por este motivo, trazemos este artigo com dicas bastante simples para reduzir o estresse e sair desta estatística. Seguindo essas dicas, você terá mais saúde física e emocional e poderá viver com mais qualidade de vida. Confira!

1. Faça exercícios físicos

Os exercícios dão energia e liberam hormônios que proporcional bem-estar e prazer, como a serotonina. Além disso, aumentam a testosterona, que proporciona mais disposição e força.

O corpo é feito para se movimentar. Desse modo, não há nada melhor que manter uma frequência regular de exercícios. Como a prática leva à perfeição, não desista e assim terá menos ansiedade, já que a atividade física também reduz estados de ansiedade.

2. Escreva

Tenha o hábito de escrever, mas não colocando lamúrias no papel. Escreva como foi seu dia, relate suas experiências, registre-as de modo que elas possam ajudá-lo depois.

Coloque um olhar sobre cada fato que lhe alegrou ou gerou um ponto de estresse. Faça isso com gratidão, mesmo que a situação seja boa ou ruim. Quem agradece, se alegra e atrai saúde e bem-estar. Outro benefício de escrever é que você evita cometer os mesmos erros.

Suas próprias experiências registradas no papel trazem um aprendizado, uma lição. Analise-as e observe suas reações. Assim, conseguirá alcançar a transformação desejada.

3. Socialize-se

Que tal passar mais tempo com os amigos e com a família? A não ser que a família ou alguns amigos sejam uma das causas do estresse. Caso seja, você precisa melhorar sua habilidade de gestão do estresse, conversando francamente com essas pessoas, expondo sua individualidade e os fatos com maturidade. Além disso, analisar os prós e contras com naturalidade, sem muito disse me disse. Colocar as coisas na mesa, falar sobre aquilo que realmente o incomoda.

4. Dê risada

Ao sorrir você ativa conexões cerebrais que favorecem o bem-estar. Mas tem que rir com vontade, com amor, com alegria de viver, doando energia, abrindo-se para o mundo. Doar e receber, entrar no fluxo da ação e reação positiva! Mude o que você está doando pra mudar o que recebe.

5. Aprenda a dizer não

Muitas pessoas lhe procuram, e você precisa observar o quanto isso está lhe sobrecarregando. As mulheres, por exemplo, cuidam de tudo e de todos (do marido, do filho, da amiga depressiva, do cachorro, do gato, do papagaio…) Só não cuida dela. Coração gigante que não se valoriza.

Se doar até certo ponto, é positivo e faz parte da troca. Porém, é preciso saber o ponto que não sobrecarregue sua qualidade energética, que não atinja seu campo eletromagnético de tal forma que o doar se torna obrigação, gerando irritabilidade até chegar à raiva.

Raiva da pessoa?! Não, raiva inconsciente de si mesmo por não colocar um limite na situação e se auto perturbar. Pois, você que foi a pessoa responsável em abrir o campo, abrir passagem e deixar entrar a outra pessoa, que não te obrigou a deixá-la entrar.

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6. Não procrastine

O famosos “deixar tudo para o amanhã”. Milhões de metas e afazeres que nunca acontecem. Estamos na era das resoluções. É agora ou nunca!

Faça uma lista com as principais coisas que necessita com prioridade. Comece com uma pequena lista para ao final dela se parabenizar e se orgulhar de ter cumprido a mesma. Assim, torna o caminho da conquista motivador e cada vez mais poderá aumentar até sentir seu ponto de produtividade com qualidade.

Nunca parou para analisar a prioridade? Então sempre esteve no controle automático da vida. Que sejam apenas 02 coisas. RESOLVA! Sem empurrar com a barriga, pois cada coisa não cumprida, é mais um item na lista que só aumenta e nada acontece, nada se resolve, gerando mais ansiedade e frustração!

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7. Faça ioga

Preconiza a meditação e a união entre o corpo e a mente. Através dos Ásanas e Pranayamas basicamente, ou melhor dizendo, posturas físicas e respirações específicas.

Quando o corpo e a mente ficam difusos, um vai para o lado e outro para o outro, um não se sustenta sem o outro… Um sustenta o outro: mente, corpo e saúde física e energética. Porém, sempre procure um profissional para lhe orientar!

8. Medite

Meditar nada mais é do que perceber-se no presente. Como interage com esse meio, com o todo ao seu redor? Percebendo cada sensação, barulho, aguçando a percepção do agora, entrando em ESTADO DE PRESENÇA.

Ao estar no Presente você esquece tudo que passou e também não se perturbará pensando em tudo que virá. O segredo é drenar a energia que por sua vez, reduzirá ansiedade.

Um exercício diário. Comece com 5 minutos depois 10 minutos até 1 hora por dia. Lhe fará um bem que nem pode imaginar!

CUIDADO COM INCENSO! Inalação em excesso é perigoso, somem aromatizar o ambiente e não ficar inalando, a carga de metais é grande para inalação.  Outros cheiros também podem ser usados, como óleos essenciais com difusores tem propriedades terapêuticas absurdas, muito bons!

DICA: Lavanda, Alfazema, Calêndula, que ocasionam uma conexão direta com o sistema nervoso central, geram conexões a lembranças confortantes, junto as zonas de prazer que estimulam a liberação hormonal para você relaxar.

9. Respire profundamente

Diafragmática, Pranayamas, Respirações relaxantes… Está ligado ao YOGA e MEDITAÇÃO.  Respirar corretamente é fundamental!

10. Abrace mais

Abrace, mas abrace com amor. Como se fizesse um ano que não vê aquela pessoa. Pegue seu filho, seu namorado, seu irmão, sua mãe, seu melhor amigo e sem superficialidade ABRACE FORTE! Já não chega a maioria das coisas que o dia a dia nos traz superficialmente, sem valor sincero, sem essência.Doe-se de corpo e alma em tudo que faz e o abraço, é uma boa oportunidade!

11. Escute música

Músicas clássicas, músicas relaxantes e até músicas dançantes, se puder dançar junto de alguém que ama, é melhor ainda, pois haverá troca sincera, e isso só aumentará seu campo de alegria e felicidade naquele estado de presença sublime! Exercício físico com Música! Como puder, sem técnica mesmo! Improviso e disposição é o que conta!

12. Passe um tempo com seu animal de estimação

Sinta a energia que seu cachorro solta quando lhe faz festa, transborda ocitocina, transborda amor, aperta forte, troca e eleva essa energia! A ocitocina liberada no carinho, no toque, na dança e na troca com amor gera feromônios e bons aromas que conectam cada vez mais.

Agora que você conheceu as 12 dicas para reduzir o estresse, coloque-as em prática e seja muito mais feliz. Uma ferramenta bastante eficaz para situações de estresse, inclusive crônicas, é a Programação Neurolinguística. Por meio dela é possível eliminar de forma rápida e eficaz o estresse. Leia o artigo: “Entenda o que é Programação Neurolinguística (PNL) e saiba como ela pode ajudar você” e se informe melhor!


Gustavo Safer é Naturopata e instrutor de Yoga do Instituto RUDÁ - http://www.institutoruda.com.br

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