Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Ansiedade e pânico: como tratar?

hipnose clinica sp

A cada ano cresce o número de pessoas com problemas de ansiedade e pânico no país e se tornam necessários o esclarecimento e a busca pelo tratamento adequado.

Coração acelerado, boca seca, respiração ofegante, inquietação. Esses são alguns dos sintomas mais conhecidos de quem tem ansiedade. Além das sensações físicas, as pessoas também podem experimentar o medo constante, problemas para dormir e de concentração. Segundo pesquisa realizada no último ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que concentra a maior quantidade de ansiosos no mundo. Os dados revelam que mais de 18 milhões de brasileiros convivem com esse distúrbio.

Sendo considerada um transtorno decorrente da ansiedade, a síndrome do pânico também afeta milhões de pessoas no país. Costuma se manifestar como crises repentinas de ansiedade aguda e tem como principais características o medo de morrer ou perder o controle, asfixia e dor ou desconforto no peito. Diferente da ansiedade, é mais difícil identificar os gatilhos que provocam os ataques de pânico. Muitas vezes, tem relação com experiências traumáticas pelas quais o indivíduo passou, mas isso não é uma regra. O primeiro episódio pode ocorrer em qualquer fase da vida, mas costuma se manifestar durante a adolescência ou início da idade adulta.

Esses dois transtornos provocam uma mudança na qualidade de vida de quem sofre. Se não tratado, pode acarretar em piora nos relacionamentos e interferir na performance familiar, profissional e social das pessoas. Assim, é importante o tratamento adequado para o controle das crises.

Recomendações para crises de ansiedade e pânico

É necessário ter atenção para os sintomas de ansiedade e pânico. Eles podem acontecer tanto isoladamente quanto com frequência. Existem algumas alternativas para ajudar o paciente a lidar com esses episódios. Elas podem ser realizadas a longo prazo e também quando as crises acontecerem. São elas:

  • Praticar exercícios físicos. Se exercitar faz com que hormônios como endorfina, dopamina e serotonina sejam liberados e levem a uma sensação de bem-estar. Além de ser uma prática favorável para o funcionamento do corpo, ajuda a mente a se concentrar em algo diferente.
  • Mindfulness. A técnica que tem como objetivo o “aqui e agora” é uma forma de meditação que pode ajudar a controlar crises de ansiedade e pânico. Durante a atividade, o importante é mudar o foco das sensações ruins para a respiração, objetos e sons da natureza.
  • Ouvir música. Esse hábito simples pode ajudar a controlar a ansiedade, reduzindo o estresse, diminuindo a tensão muscular e liberando a endorfina no corpo. Uma boa dica é criar uma playlist com músicas que podem ajudar a relaxar e ouvir durante os momentos de crise.
  • Relaxar. A rotina corrida e com muitos compromissos muitas vezes nos faz esquecer de tirar um tempo para nós mesmos. Esse tempo é primordial não só para relaxar os músculos do corpo, mas também para cuidar da saúde mental. Tirar um tempo do seu dia para fazer algo que gosta pode ajudar a ter mais disposição para organizar os compromissos com calma e evitar que a ansiedade se manifeste.
  • Pedir ajuda. É importante que a pessoa que tem sintomas semelhantes aos de ansiedade e pânico tenha um diagnóstico profissional para começar a tratamento adequado. Esse especialista irá avaliar as crises e procurar as melhores formas de ajudar o indivíduo.

Confira também mais alguns artigos sobre ansiedade:

Como é o tratamento de ansiedade e pânico?

Uma das formas de ajudar no tratamento de ansiedade e pânico é o coaching. Coaching é uma técnica que busca acelerar resultados para atingir um objetivo na vida pessoal ou profissional. Através de terapia junto ao coach é possível investigar os gatilhos que estão provocando as crises e promover ressignificação desses problemas. Dessa forma, uma nova leitura é feita e mudanças nos padrões emocionais e de comportamento são realizadas.

A anamnese – procedimento que busca investigar quando e como começaram os sintomas – é uma técnica fundamental para se iniciar o tratamento de quem tem ansiedade e pânico. Em seguida, através de terapias, o profissional pode traçar diferentes formas para ajudar o paciente, dependendo do que lhe é relatado. Com os métodos apresentados, é possível notar uma diferença na qualidade de vida de cada pessoa, desde melhora nas noites de sono, aumento na produtividade, relacionamentos pessoais fortalecidos e até uma relação melhor e mais saudável consigo mesmo.

Algumas das técnicas que podem ser utilizadas em conjunto com o coaching durante o tratamento terapêutico são as ferramentas da PNL, da constelação familiar, hipnose ou a Terapia da Linha do Tempo. Lembrando que é indispensável ter o acompanhamento de um profissional qualificado para saber qual será a melhor forma de lidar com os problemas de ansiedade e pânico.

Se você conhece alguém que tem crises de ansiedade ou do pânico com frequência, recomende que essa pessoa procure um profissional adequado, como o coach. Se o paciente tiver um ataque perto de você existem algumas atitudes que podem ajudá-lo. Uma dica simples e eficaz é ouvir com atenção, pois às vezes o desabafo é uma forma de eliminar os pensamentos do ansioso. Outra coisa é trazer lembranças boas à tona para que a mente do paciente mude de foco. Deixar a pessoa em um local mais tranquilo e longe de multidões também pode ajudar durante as crises. Em caso de dúvidas, é válido perguntar de que outras formas você pode ser útil para aquela situação. Quando o ataque passar, é importante encorajar quem sofreu o ataque a procurar um tratamento adequado para ansiedade e pânico junto a um profissional capacitado e demonstrar apoio.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×