Agende sua sessão inicial hoje mesmo: (11) 98706-5121

Terapia para ansiedade e pânico

hipnoterapia

É importante que o paciente tenha o tratamento adequado para controlar as crises de ansiedade e pânico

Buscar ajuda para tratar problemas de ansiedade e pânico é um passo importante para controlar as crises. A terapia é uma das práticas mais recomendadas para os pacientes que sofrem desses transtornos, sendo necessário um acompanhamento profissional adequado e técnicas que ajudem a monitorar, entender e tratar esses problemas psicológicos, emocionais e comportamentais.

Durante as sessões terapêuticas, podem ser utilizados vários métodos para investigar como as crises tiveram início. O processo é primordial para se definir a melhor estratégia de cuidados e exercícios durante os outros encontros do coaching. O objetivo é recuperar a autoconfiança e transformar pensamentos negativos e padrões de comportamento que afetam a vida social, profissional e pessoal dos indivíduos, melhorando, assim, a qualidade de vida. Confira algumas das abordagens que podem ser utilizadas durante o processo de coaching para o tratamento de ansiedade e pânico.

Você pode gostar de ler:

A PNL na terapia

Nossas atitudes perante o mundo são programadas, ainda que inconscientemente, por nossas vivências anteriores. É assim que o cérebro armazena as informações e nossos valores e convicções são formados, definindo nosso caráter e como tomamos decisões futuras.

A Programação Neurolinguística (PNL) é um conjunto de técnicas baseadas na comunicação e que podem ser utilizadas na terapia de pessoas ansiosas. Essa ferramenta foi criada nos EUA, em meados de 1970, e busca estudar as estruturas do comportamento humano e como elas podem ser remodeladas para melhorar o bem-estar de alguém. Assim, a terapia por PNL tem como meta analisar experiências passadas que podem ter causado traumas, fobias ou estão no subconsciente do paciente.

A Programação Neurolinguística reconhece a importância de sintonizar a comunicação (verbal ou não) com os processos cognitivos e as interações humanas. Uma das principais formas de trabalhar com essa técnica é através de Hipnose Ericksoniana. Diferente da mais conhecida, nesse tipo de hipnose o paciente não perde a consciência, mas, ainda assim, tem acesso ao subconsciente.

Com isso, a pessoa que tem ansiedade e/ou pânico pode entender a origem de pensamentos e padrões de comportamento negativos e trabalhar na mudança dos mesmos. Identificando seus gatilhos, fica mais fácil entender como mudar o que não é produtivo e substituir pelo que faz bem para a saúde mental.

Constelação familiar como ferramenta

Ainda trabalhando o inconsciente, o coach pode utilizar a técnica de constelação familiar para ajudar o paciente durante a terapia. Essa importante ferramenta foi desenvolvida pelo psicoterapeuta e filósofo alemão Bert Hellinger com o objetivo de entender e analisar problemas de caráter emocional.

Diferente do que o nome sugere, essa abordagem não funciona apenas para problemas familiares. Ela se caracteriza por seu cunho relacionado a relações interpessoais. Dessa forma, o principal ponto da técnica é perceber a origem dos bloqueios nas relações pessoais e superá-los, já que eles são, muitas vezes, os causadores das crises dos ansiosos.

A família é o primeiro ciclo de contato do ser humano, sendo assim, um dos principais marcos na formação de caráter, opinião e ética de cada um. Por isso, é importante pensar nas primeiras situações de relacionamento que o indivíduo passou, pois elas podem refletir em outras formas de interação interpessoais e até medos, aflições e padrões de comportamento.

Trazer essas situações à tona, representá-las e repensá-las é uma forma que a constelação familiar utiliza para harmonizar as angústias que podem estar causando ansiedade e pânico no paciente. A técnica estimula desfazer esse “nó” que está impedindo a vida – e os relacionamentos – do indivíduo de fluir.

Terapia da Linha do Tempo

O coaching também pode usar uma técnica chamada terapia da linha do tempo para ajudar quem tem ansiedade e pânico. Essa ferramenta tem como objetivo tratar a “causa-raiz” e liberar as emoções ruins armazenadas na nossa mente – como angústia e outras sensações negativas dos ansiosos – por meio da hipnose.

Durante as sessões, o coach trabalha o que está limitando o paciente para trabalhar o sentimento e deixar a pessoa livre de qualquer coisa que diminua o seu bem estar. O foco aqui é pensar em situações do passado para promover essa cura. Experiências mal resolvidas podem deixar dor, mágoa, remorso, culpa ou medo, e isto influencia negativamente as vivências futuras.

Através da terapia da linha do tempo, o paciente poderá entender em que momento da vida ele experimentou pela primeira vez esses sentimentos prejudiciais. Compreender isso e “limpar” aquela etapa da vida gera uma sensação de felicidade e segurança e diminuiria a forma como a ansiedade e o pânico se manifestam nos outros relacionamentos – tanto interpessoais quanto consigo mesmo.

Além do desbloqueio das emoções ruins e neutralização de memórias negativas, a terapia ajuda o indivíduo a projetar um futuro mais positivo, com menos medo e mais possibilidades. Projetar novos eventos pode ser um motivo de ansiedade e pânico para o paciente, mas a terapia da linha do tempo o ajuda a trabalhar esse ponto, mudando o foco para o que o acontecimento pode proporcionar de bom. A principal vantagem dessa técnica é a rapidez em que os resultados são percebidos.

Gostou? Compartilhe em suas redes sociais

Publicações mais recentes

Receba as últimas notícias publicadas

×